Link sem paywall para o texto original de Natalia Beauty

Abaixo vou destacar alguns trechos, que estão entre aspas, e fazer meus comentários

“O que existe nos artigos não é inteligência artificial substituindo pensamento humano. É inteligência pessoal organizada por uma ferramenta.” OK, acho isso possível e aceitável. Mas, considerando que quase todos os LLMs são feitos com dados roubados, acho importante deixar isso claro. Ela deixou agora. Menos mal. Mas não tinha deixado antes. Precisou alguém ter reclamado à ombudsman da Folha.

“Toda vez que uma tecnologia surge para otimizar tempo, ela é tratada como ameaça. Foi assim com as máquinas industriais” Aqui provavelmente ela se refere aos Luditas. Se é isso, ela está muito mal informada. Ludismo foi “um movimento trabalhista poderoso e insurrecional criado para protestar contra as demissões e penalizar os empresários que substituíam os trabalhadores por máquinas” (artigo da Vice abaixo). Isso realmente mete mais medo do que a caricatura de Ludismo como pessoas contra a tecnologia:

“Usar tecnologia para ganhar tempo não é trapaça” Correto. Acho que a preocupação de algumas pessoas não é se a tecnologia nos permite ganhar ou perder tempo (e isto ainda está em aberto em várias atividades). É saber se a tecnologia é ética.

“Converso diariamente com a minha IA sobre trabalho, decisões, dilemas pessoais, filosofia, psicologia e estratégia.” Conversar sobre dilemas pessoais é perigoso para algumas pessoas. Acho que caberia um alerta sobre isso no texto. Ver https://sentinelcolorado.com/nation-world/nation/openai-faces-7-lawsuits-claiming-chatgpt-drove-people-to-suicide-delusions/

“Quem assistiu a Westworld sabe que, no futuro, os robôs poupam exatamente os humanos que os trataram com respeito.” É uma piada. E não vi Westworld. Mas não faz diferença tratar bem ou tratar mal um algoritmo. Sua geladeira vai te tratar mal se você a xingá-la por não ter nada de bom dentro dela pra você comer?

“Demonizar a inteligência artificial é o mesmo que demonizar a calculadora” >> O velho e surrado e desatualizado exemplo da calculadora de novo? Que vergonha. Já cansei. Apenas leiam “Against the Uncritical Adoption of ‘AI’ Technologies in Academia”. Está explicado lá. Se não for suficiente pra te convencer que é uma idiotice comparar LLMs com calculadoras, peçam outras fontes.

Feedback e ajuda

Quer comentar? Manda um e-mail para adolfo @ utfpr.edu.br ou me manda mensagem no Bluesky

Sou coordenador da Rede Emílias de Podcasts

Quer ajudar os podcasts ou me ajudar a ir a eventos?

Recursos